segunda-feira, 14 de julho de 2008

UMA BARREIRA CONTRA OS "LATINOS"


Os ESTADOS UNIDOS cria uma barreira para impedir a imigração ilegal através do MÉXICO.A fronteira entre os dois países é imensa- do lado dos EUA,quatro estados fazem fronteira com o México: Califórnia,Arizona, Novo México e Texas- e,em muitos lugares ela consiste apenas em uma cerca com uma tela que pode ser pulada facilmente.
Em 2006 o senado estadunidense aprovou a construção de UM MURO DUPLO de 1,2 mil quilómetros de extensão na California e no Texas,com barras de aço espaçadas de 20 em 20 centímetros como nas prisões.Além disso câmaras de vídeo de altíssima definição e visão infravermelha monitoram a região. O que de não impede totalmente o fluxo de migrantes. Nos arredores de Nogales,cidade cortada pelo muro,entre 150 e 250 pessoas são capturadas diariamente pulando a barreira e forçadas a retornar ao México.A estratégia de fechar hermeticamente as zonas tradicionais de travessia,obrigou os clandestinos a tentar atravessar a fronteira em regiões hostis,onde sua vida é colocada em risco.Apenas no trecho fronteiriço entre o Arizona e o Estado mexicano de Sonora cerca de 200 pessoas são encontradas mortas anualmente.Ali o deserto se transforma em um verdadeiro inferno para os imigrantes clandestinos:temperaturas de 45*C à sombra,esta quase inexistente e em raríssimos locais se encontra água.

Um comentário:

Edileuza Pereira disse...

Oi Graça,
Seu blog está maravilhoso,belíssimo e inteligente
Parabéns! Que seus alunos possam fazer essa viagem rica e maravilhosa pela Bahia, Brasil e mundo.
Quanto ao texto, Uma barreira contra os “Latinos”
Precisamos refletir um pouco mais nos colocando no lugar do outro. Será que essa barreira é só para Latinos? De verdade? Existem pesquisas que comprovam isso?
E, se não houvesse essa barreira e cerca de 150 a 250 pessoas, adrentrassem por dia no país? Do que viveriam? Onde morariam? Teria moradia, emprego, saúde para tantos imigrantes? Ao meu ver isso seria muito ruim para a organização de qualquer país. Precisamos pensar e se fosse no Brasil? Já temos moradores de rua demais. Doentes demais, e são brasileiros!!! O que será de nós, ou de qualquer país do mundo se não tiver esse controle?
Vale a pena essa discussão.
Abraços,
Edileuza Alves